Reunião aborda ações do Programa Melhor em Casa, que oferece cuidados a pacientes acamados

Além do alinhamento de informações, encontro contou com uma palestra da ex-coordenadora do Melhor em Casa de Araguari

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última segunda-feira, 4, no Auditório do Cemap, reunião do Programa Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar, que é oferecido na moradia dos pacientes acamados, caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrado à Rede de Atenção à Saúde.

Estiveram presentes médicos, enfermeiros dos PSFs, profissionais do NASF AB, profissionais da UPAMI e do Hospital São José.

(Foto: Ascom).

Antes mesmo da apresentação, a secretária de Saúde, Sandra Aparecida Barbosa Fernandes, fez uma explanação inicial sobre a abrangência do programa. “O programa permite que tenhamos uma equipe específica para atender aqueles que possuem alguma comorbidade ou sejam acamados, principalmente, aqueles que venham ter alguma impossibilidade de ambulação”, disse.

O Melhor em Casa atua exclusivamente em domicílio. “A operacionalização é feita por meio de equipes multiprofissionais e de apoio, sendo classificado em modalidades de atendimento domiciliar AD1, exclusivo para a Atenção Primária, AD2 e AD3 para o Programa Melhor em Casa. Estamos falando de ações que promovem a desospitalização precoce”, complementou Sandra.

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e realiza todo o intercâmbio com o hospital pra que o paciente seja desospitalizado, levando orientação e cuidados. Com muito êxito, a Prefeitura de Ituiutaba conseguiu aderir ao programa junto ao Ministério da Saúde, sendo ele custeado com recursos do SUS.

Na ocasião, uma palestra foi proferida pela ex-coordenadora do SAD Araguari, a enfermeira Rosana, que explicou sobre a aplicação do fluxo de alinhamento do programa Melhor em Casa, além de explanar sobre os objetivos, modalidades do SAD.

O coordenador do SAD Ituiutaba, o enfermeiro Celismar Vieira de Lima ressalta que é muito importante que essas equipes de saúde visitem os pacientes em casa, orientando as famílias, o que traz muito conforto. “Precisamos ter muito amor ao próximo para cuidar dessas pessoas acamadas. Vamos trabalhar para capacitar nossa equipe. Parabéns pelos esforços e trabalhos de todos os profissionais da saúde envolvidos”, finalizou.

Fonte: Ascom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.